Salve, jogadores!
A Liga Battle Scenes Santos (BSSTS) chega ao fim de seu primeiro terço com jogos emocionantes e muitos decks diferentes sendo testados e utilizados pelos jogadores.
Mas o que está vendo mesa por aqui? Quais estratégias estão se sobressaindo? Como os arquétipos das temporada anterior se sustentaram? Essas e outras perguntas serão respondidas no post de hoje, que trata do meta em Santos estabelecido pelos jogadores da Liga.
A começar, seguem os resultados parciais, estabelecendo o top 5:
1º - Leonardo Moreira: 7v / 8 jogos (21 pontos)
2º - José Mendes: 5v / 6 jogos (15 pontos)
3º - Daniel Bastos: 5v / 6 jogos (15 pontos)
4º - Thiago Rey: 4v / 5 jogos (12 pontos)
5º - Lucas Faria | Wilson Bregochi: 4v / 6 jogos (12 pontos)
Abaixo, seguem as decklists atuais dos 3 primeiros colocados:
Leonardo Moreira - Controle Magia/Telepatia
Personagens: 23
Cassandra Nova x2
Consertador x1
Galactus x1
Legião x2
Mago x2
Mulher-Aranha x2
Nico Minoru x2
Rei das Sombras x2
Selene x2
Shuma-Gorath x2
Tentáculos da Escuridão x3
Vampira (v2) x2
Cenários: 8
Invasão Secreta x2
Investigar Ruínas x2
No Lugar Errado x2
Retirada Estratégica x2
Habilidades: 29
Adaga Psíquica x3
Cubo Cósmico x1
Exploração Aérea x2
Investigação Silenciosa x2
Jóia do Infinito - Tempo x1
Multiplicação de DNA x3
Manto de Levitação x1
Olho de Agamotto x1
Reestruturação Muscular x3
Resgate Enroscado x2
Simbionte - Venom x1
Suborno x2
Ventos de Watoomb x2
Considerações: Trata-se de um deck inteiramente voltado ao controle. Seu poder de fogo é medido quase plenamente pelos efeitos de Cassandra Nova e repetidas Adaga Psíquica até a entrada de Shuma-Gorath em cena. Caso o oponente opte por não interagir contra este deck, Legião carregando Galactus coloca o oponente em xeque, dando margem a poucos turnos de inatividade.
José Mendes - Poder Cósmico
Personagens: 20
Blastaar x2
Blecaute x2
Capitão Marvel x3
Capitão Universo x2
Colecionador x2
Homem-Molecular x1
Homem-Formiga x2
Nova (v1) x3
Nova (v2) x1
Thanos x1
Vampira (v2) x2
Suportes: 3
Amplificador Mental x1
Câmara Neutralizadora x2
Cenários: 10
Invasão Cósmica x2
Força Enigma x1
Convocar Reforços x2
Deflagrar o Caos x3
Retirada Estratégica x2
Habilidades: 27
Chuva de Raios x3
Concentrar Poder x1
Cubo Cósmico x1
Estrela Cadente x2
Exploração Aérea x2
Incursão Surpreendente x3
Investigação Silenciosa x2
Jóia do Infinito - Tempo x1
Manto de Levitação x1
Maquinações do Éter x2
Obliterar x3
Simbionte - Venom x1
Toque de Antimatéria x2
Treinamento Intenso x2
Considerações: José é um jogador novo na cena santista e montou essa base de Poder Cósmico para jogar a Liga e pegar experiência. E vem fazendo bonito com importantes vitórias e um 2º lugar parcial. Esta versão do deck já foi amplamente modificada, mas ele nos enviou a base com a qual fez as primeiras partidas. O deck opera na base da força bruta que Poder Cósmico oferece, aproveitando-se do fato de que nenhuma carta colocada nos recursos é realmente perdida. Vôo traz um necessário suporte, complementando as qualidades do deck e mantendo-o sólido. Melhoras nesse deck trouxeram maior qualidade à geração de recursos e equilíbrio das habilidades em cada personagem ao curso da partida.
Daniel Bastos - Enxame de Gênios
Personagens: 20
Aleksander Lukin x2
Amadeus Cho x2
Cassandra Nova x2
Líder x3
Mago x2
Mystério x2
Norman Osborn x2
Rei das Sombras x2
Tecnoespião I.M.A. x3
Suportes: 10
Armadilha Reforçada x1
Câmara Neutralizadora x2
Campo Magnético x1
Explosivo Escondido x1
Máquina De Bloqueio Mental x2
Máquina Diabólica x1
Zeus x2
Cenários: 11
Desfechos Paralelos x3
Ênfase no Foco x1
Imposição Estratégica x1
Invasão Secreta x2
Posicionamento Estratégico x1
Retirada Estratégica x3
Habilidades: 19
Adaga Psíquica x3
Armadura de Combate I.M.A. x3
Fazer Esquecer x3
Jóia do Infinito - Tempo x1
Resgate Enroscado x2
Simbionte - Venom x1
Suborno x3
Tecnoassalto x3
Considerações: Genialidade e Telepatia comandam esse deck de controle, que também passa por ajustes. Com personagens de custo baixíssimo e efeitos de proteção, a idéia é controlar a mesa de modo que o oponente tenha poucas ou nenhuma opção. Armadura de Combate I.M.A. é a alma do deck e uma de suas condições de vitória. A outra é Máquina Diabólica, caso a cena esteja estagnada. Isso por conta do duo Máquina de Bloqueio Mental e Zeus, que controlam a mesa. Apesar de passar por ajustes, o deck vem tendo resultados expressivos nas mesas de Santos.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Em resumo, o metagame santista ainda está encontrando rumos. Mas é certo que os arquétipos da temporada BSIV já são águas passadas. Especialmente Ultron, com a ascensão de Cassandra Nova a quase todos os decks competitivos, tornando difícil jogar com personagens pesados e números reduzidos em cena.
O que nos leva à primeira constatação: Cassandra Nova é a rainha de BSOS.
O número de opções estratégicas e o dano que ela pode causar à estratégia adversária é absurdo e alcançado a quase zero esforço. Muitas Invasão Secreta têm sido dedicadas a ela e com razão. Considerando Selene e Rei das Sombras como seus fiéis companheiros, não há personagem a salvo das travas do meta atual. Tendo a seu favor o uso de habilidades com os chamados "efeitos de entrada", como Suborno e Adaga Psíquica e o poder de Regeneração para abusar de Reestruturação Muscular e reutilizar os efeitos das outras cartas citadas, Cassandra é muito versátil, faltando justificativas para não incluí-la em qualquer deck atual.
Ainda dentro do tema "travas", a Jóia do Infinito - Tempo, presente nos 3 decks listados e em quase todos os outros da Liga mostra sua força e dificulta muito situações de recuperação por parte dos oponentes, que são impedidos de realizar ações caso não tenham como mandar a Jóia de volta aos recursos ou deck do dono. É consenso por aqui que a Jóia era um item necessário, porém de execução desmedida (pra não dizer "péssima"). O item único, por conta própria, forçou os jogadores a buscar soluções alternativas. Há argumentos para o bem e para o mal nessa medida. Mas o fato é que a Jóia hoje é uma ameaça real, à qual os jogadores devem estar preparados.
Por outro lado, os gênios receberam muito carinho nessa edição. Desfechos Paralelos, Armadura de Combate I.M.A., Tecnoassalto, Tecnoespião I.M.A., e Campo Magnético têm visto uma quantidade saudável de jogo e mudaram o panorama das mesas, cada um à sua maneira. O primeiro sozinho acelerou a entrada em jogo para qualquer deck e caiu como uma luva para aqueles que não queriam mais inserir Vôo em suas composições apenas pela Investigação Silenciosa. Os outros tornaram possível a inclusão de Genialidade no meta como mais que uma simples artimanha.
Quantos aos arquétipos antigos, Elastivôo e Vingadores ainda se mantém como opções populares e competitivas, principalmente com as inclusões de Homem-Aranha (v3) e Homem-Formiga. Com o meta ainda em formação, muitas surpresas nos aguardam e reportaremos tudo o que encontrarmos por aqui.
O que achou? Escreve pra gente nos comentários, dê sugestões, critique, compartilhe suas idéias. E fique ligado para mais novidades em breve!
Estou empolgado para ver esses decks de vcs. se pudesse ia ai pra jogar e entender os decks.
ResponderExcluirAs criações não param por aqui. Mas, se um dia puder nossa cena santista recebe bem quem quiser aparecer por aqui.
ExcluirE ae galera!
ResponderExcluirSe me permitem dar uma dica, não achei na internet nenhum Deckmaker que preste, então criei um e deixei publico, se acharem útil, fiquem a vontade para usar e publicar as Decklists.
Flw galera!
.......aaaaa... faltou dizer como encontra-lo né? hahah
ResponderExcluiré só acessar www.d3ck5.com.
abraço