domingo, 4 de outubro de 2015

Liga Battle Scenes Santos 2º Temporada - Resultados parciais, análise do meta santista e Decklists

Salve, jogadores!

A Liga Battle Scenes Santos (BSSTS) chega ao fim de seu primeiro terço com jogos emocionantes e muitos decks diferentes sendo testados e utilizados pelos jogadores.

Mas o que está vendo mesa por aqui? Quais estratégias estão se sobressaindo? Como os arquétipos das temporada anterior se sustentaram? Essas e outras perguntas serão respondidas no post de hoje, que trata do meta em Santos estabelecido pelos jogadores da Liga.

A começar, seguem os resultados parciais, estabelecendo o top 5:

1º - Leonardo Moreira: 7v / 8 jogos (21 pontos)
2º - José Mendes: 5v / 6 jogos (15 pontos)
3º - Daniel Bastos: 5v / 6 jogos (15 pontos)
4º - Thiago Rey: 4v / 5 jogos (12 pontos)
5º - Lucas Faria | Wilson Bregochi: 4v / 6 jogos (12 pontos)

Abaixo, seguem as decklists atuais dos 3 primeiros colocados:



Leonardo Moreira - Controle Magia/Telepatia

Personagens: 23

Cassandra Nova x2
Consertador x1
Galactus x1
Legião x2
Mago x2
Mulher-Aranha x2
Nico Minoru x2
Rei das Sombras x2
Selene x2
Shuma-Gorath x2
Tentáculos da Escuridão x3
Vampira (v2) x2

Cenários: 8

Invasão Secreta x2
Investigar Ruínas x2
No Lugar Errado x2
Retirada Estratégica x2

Habilidades: 29

Adaga Psíquica x3
Cubo Cósmico x1
Exploração Aérea x2
Investigação Silenciosa x2
Jóia do Infinito - Tempo x1
Multiplicação de DNA x3
Manto de Levitação x1
Olho de Agamotto x1
Reestruturação Muscular x3
Resgate Enroscado x2
Simbionte - Venom x1
Suborno x2
Ventos de Watoomb x2

Considerações: Trata-se de um deck inteiramente voltado ao controle. Seu poder de fogo é medido quase plenamente pelos efeitos de Cassandra Nova e repetidas Adaga Psíquica até a entrada de Shuma-Gorath em cena. Caso o oponente opte por não interagir contra este deck, Legião carregando Galactus coloca o oponente em xeque, dando margem a poucos turnos de inatividade.


José Mendes - Poder Cósmico

Personagens: 20

Blastaar x2
Blecaute x2
Capitão Marvel x3
Capitão Universo x2
Colecionador x2
Homem-Molecular x1
Homem-Formiga x2
Nova (v1) x3
Nova (v2) x1
Thanos x1
Vampira (v2) x2

Suportes: 3

Amplificador Mental x1
Câmara Neutralizadora x2

Cenários: 10

Invasão Cósmica x2
Força Enigma x1
Convocar Reforços x2
Deflagrar o Caos x3
Retirada Estratégica x2

Habilidades: 27

Chuva de Raios x3
Concentrar Poder x1
Cubo Cósmico x1
Estrela Cadente x2
Exploração Aérea x2
Incursão Surpreendente x3
Investigação Silenciosa x2
Jóia do Infinito - Tempo x1
Manto de Levitação x1
Maquinações do Éter x2
Obliterar x3
Simbionte - Venom x1
Toque de Antimatéria x2
Treinamento Intenso x2

Considerações: José é um jogador novo na cena santista e montou essa base de Poder Cósmico para jogar a Liga e pegar experiência. E vem fazendo bonito com importantes vitórias e um 2º lugar parcial. Esta versão do deck já foi amplamente modificada, mas ele nos enviou a base com a qual fez as primeiras partidas. O deck opera na base da força bruta que Poder Cósmico oferece, aproveitando-se do fato de que nenhuma carta colocada nos recursos é realmente perdida. Vôo traz um necessário suporte, complementando as qualidades do deck e mantendo-o sólido. Melhoras nesse deck trouxeram maior qualidade à geração de recursos e equilíbrio das habilidades em cada personagem ao curso da partida.


Daniel Bastos - Enxame de Gênios

Personagens: 20

Aleksander Lukin x2
Amadeus Cho x2
Cassandra Nova x2
Líder x3
Mago x2
Mystério x2
Norman Osborn x2
Rei das Sombras x2
Tecnoespião I.M.A. x3

Suportes: 10

Armadilha Reforçada x1
Câmara Neutralizadora x2
Campo Magnético x1
Explosivo Escondido x1
Máquina De Bloqueio Mental x2
Máquina Diabólica x1
Zeus x2

Cenários: 11

Desfechos Paralelos x3
Ênfase no Foco x1
Imposição Estratégica x1
Invasão Secreta x2
Posicionamento Estratégico x1
Retirada Estratégica x3

Habilidades: 19

Adaga Psíquica x3
Armadura de Combate I.M.A. x3
Fazer Esquecer x3
Jóia do Infinito - Tempo x1
Resgate Enroscado x2
Simbionte - Venom x1
Suborno x3
Tecnoassalto x3

Considerações: Genialidade e Telepatia comandam esse deck de controle, que também passa por ajustes. Com personagens de custo baixíssimo e efeitos de proteção, a idéia é controlar a mesa de modo que o oponente tenha poucas ou nenhuma opção. Armadura de Combate I.M.A. é a alma do deck e uma de suas condições de vitória. A outra é Máquina Diabólica, caso a cena esteja estagnada. Isso por conta do duo Máquina de Bloqueio Mental e Zeus, que controlam a mesa. Apesar de passar por ajustes, o deck vem tendo resultados expressivos nas mesas de Santos.

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Em resumo, o metagame santista ainda está encontrando rumos. Mas é certo que os arquétipos da temporada BSIV já são águas passadas. Especialmente Ultron, com a ascensão de Cassandra Nova a quase todos os decks competitivos, tornando difícil jogar com personagens pesados e números reduzidos em cena.

O que nos leva à primeira constatação: Cassandra Nova é a rainha de BSOS.

O número de opções estratégicas e o dano que ela pode causar à estratégia adversária é absurdo e alcançado a quase zero esforço. Muitas Invasão Secreta têm sido dedicadas a ela e com razão. Considerando Selene e Rei das Sombras como seus fiéis companheiros, não há personagem a salvo das travas do meta atual. Tendo a seu favor o uso de habilidades com os chamados "efeitos de entrada", como Suborno e Adaga Psíquica e o poder de Regeneração para abusar de Reestruturação Muscular e reutilizar os efeitos das outras cartas citadas, Cassandra é muito versátil, faltando justificativas para não incluí-la em qualquer deck atual.

Ainda dentro do tema "travas", a Jóia do Infinito - Tempo, presente nos 3 decks listados e em quase todos os outros da Liga mostra sua força e dificulta muito situações de recuperação por parte dos oponentes, que são impedidos de realizar ações caso não tenham como mandar a Jóia de volta aos recursos ou deck do dono. É consenso por aqui que a Jóia era um item necessário, porém de execução desmedida (pra não dizer "péssima"). O item único, por conta própria, forçou os jogadores a buscar soluções alternativas. Há argumentos para o bem e para o mal nessa medida. Mas o fato é que a Jóia hoje é uma ameaça real, à qual os jogadores devem estar preparados.

Por outro lado, os gênios receberam muito carinho nessa edição. Desfechos Paralelos, Armadura de Combate I.M.A., Tecnoassalto, Tecnoespião I.M.A., e Campo Magnético têm visto uma quantidade saudável de jogo e mudaram o panorama das mesas, cada um à sua maneira. O primeiro sozinho acelerou a entrada em jogo para qualquer deck e caiu como uma luva para aqueles que não queriam mais inserir Vôo em suas composições apenas pela Investigação Silenciosa. Os outros tornaram possível a inclusão de Genialidade no meta como mais que uma simples artimanha.

Quantos aos arquétipos antigos, Elastivôo e Vingadores ainda se mantém como opções populares e competitivas, principalmente com as inclusões de Homem-Aranha (v3) e Homem-Formiga. Com o meta ainda em formação, muitas surpresas nos aguardam e reportaremos tudo o que encontrarmos por aqui.

O que achou? Escreve pra gente nos comentários, dê sugestões, critique, compartilhe suas idéias. E fique ligado para mais novidades em breve!

4 comentários:

  1. Estou empolgado para ver esses decks de vcs. se pudesse ia ai pra jogar e entender os decks.

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    1. As criações não param por aqui. Mas, se um dia puder nossa cena santista recebe bem quem quiser aparecer por aqui.

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  2. E ae galera!

    Se me permitem dar uma dica, não achei na internet nenhum Deckmaker que preste, então criei um e deixei publico, se acharem útil, fiquem a vontade para usar e publicar as Decklists.

    Flw galera!

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  3. .......aaaaa... faltou dizer como encontra-lo né? hahah
    é só acessar www.d3ck5.com.

    abraço

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